PÊNDULO LUNAR
ou a impossibilidade de capturar a luz da lua

moon pendulum or the impossibility of capturing moonlight

É um filme-ensaio que reflete sobre enraizamentos e trajetória de um pêndulo que orbita entre vida e morte –– estudo das plantas, sistemas de comunicação, experiências coletivas, movimento, vida e decomposição; traço de uma fuga da sensibilidade por dentro da terra, pelas redes de raízes até o sonho de uma planta.

Investigamos o caminho das memórias, dos corpos até a terra e da terra até os corpos. O filme foi concebido durante um ciclo lunar completo e é dividido em sete capítulos:
• tipologia dos brotos;
• natureza morta?;
• a makita que nos habita;
• pêndulo lunar ou a impossibilidade de capturar a luz da lua;
• o imaginário das imagens;
• contando flores na parede;
• nascemos por sobre o silêncio dos outros.

Duração: 20 min.
BRUNA PIANTINO (MG)

Bruna Piantino é fotógrafa, documentarista e escritora. Formada em Comunicação Social, se especializou em direção de arte.
Escreveu os livros de poesia Breus, Bastão e Biscuit: obra-de-nove-por-seis, além da obra infant-juvenil O siri e a sombrinha.
Sua carreira cinematográfica teve início em 2009 com os curtas Moths e 448. Em 2020, a artista dirigiu e produziu o longa-metragem Xeque-Mate.
Site: brunapiantino.com
SENTIDOR (MG)

Alcunha do trabalho audiovisual do comunicador e artista sonoro João Carvalho. Sua pesquisa transita entre ruídos e paisagens sonoras.
O disco de estreia de Sentidor é Disritmia e Sonho (2012). Em 2020, ele lançou o EP Um universo brincando de ser gente e vão, em parceria virtual com Ramon Gonçalves, de Salvador. No mesmo ano, produziu o live-show Novas Frequências #17 e sonorizou cena de Embalo (dir. Erika Rohlfs).
Link: linktr.ee/sentidor